Projeto Pedagógico

O Externato Rumo ao Sucesso dispõe de dois pólos escolares construídos de raiz: um pólo é destinado, especificamente, ao Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e o outro, concluído em 2014, destina-se ao ensino dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.

Os referidos pólos escolares são complementados por um pavilhão gimnodesportivo, com medidas oficiais, piscina interior aquecida, espaços verdes e múltiplos espaços desportivos exteriores.

O Externato Rumo ao Sucesso dispõe, ainda, de uma quinta pedagógica – Quinta da Vinha – com piscina exterior e pomar. Dispõe, também, de transporte próprio.

Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor.

Madre Teresa de Calcutá

Pavilhão Gimnodesportivo Interior

No Externato Rumo ao Sucesso, são ministrados as seguintes níveis de escolaridade:
- Ensino Pré-Escolar;
- 1.º Ciclo do Ensino Básico;
- 2.º Ciclo do Ensino Básico;
- 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Piscina Interior Climatizada

O Externato Rumo ao Sucesso procura promover o sucesso educativo dos seus alunos, através das atividades e metodologias pedagógicas julgadas, em cada momento, como as mais adequadas à persecução e obtenção dos objetivos delineados no Programa Educativo Individual de cada elemento do seu corpo discente, tendo sempre como referência o seu Projeto Pedagógico.

Externato - Interior

Os nossos alunos contam, também, com o apoio permanente e atento de uma equipa técnica especializada, constituída por médico, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala e técnicos de psicomotricidade.


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Educação Pré-escolar

Áreas Curriculares de Desenvolvimento, ao nível da Educação Pré-Escolar, com utilização de materiais adaptados e adequados, em que são desenvolvidas diferentes atividades com os nossos alunos, visando a estimulação nas diversas áreas de intervenção:

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a) Área Sensório-Perceptiva, tendo como competência geral o desenvolvimento dos órgãos dos sentidos, nomeadamente em termos de Perceção Visual, Perceção Auditiva, Perceção Táctil, Perceção Olfactiva e Gustativa;

b) Área Motora, com o objetivo de desenvolver as aptidões motoras, tanto em termos de coordenação motora global como de motricidade fina;

c) Área Cognitiva, com enfoque especial no estímulo das capacidades cognitivas, em particular, a atenção, a concentração e a memória;

d) Área da Linguagem, visando o desenvolvimento da autonomia na comunicação, através de uma melhor compreensão das mensagens, do estímulo das verbalizações espontâneas e do incremento do vocabulário;

e) Área Pessoal-Social, permitindo uma interacção adequada com o meio, permitindo um relacionamento adequado com os pares e com os adultos, um comportamento adequado em situações sociais e em atividades de recreação e lazer;

f) Área da Autonomia, em particular no que concerne aos cuidados pessoais, alimentares, de vestuário e de higiene, e na integração das regras de convivência social.

Os alunos a frequentar o ensino pré-escolar, sempre que necessário, beneficiam de apoios especializados, nas áreas de terapia da fala, terapia ocupacional, musicoterapia, fisioterapia, psicomotricidade e psicologia.

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1.º Ciclo do Ensino Básico

As áreas curriculares integrantes deste nível de ensino incluem o Português, a Matemática, o Estudo do Meio e as Expressões, nas quais se incluem a Expressão e Educação Físico-Motora, a Expressão e Educação Musical, a Expressão e Educação Dramática e a Expressão e Educação Plástica.

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Integram, ainda, este nível de ensino, a Área de Projeto, o Estudo Acompanhado e a Educação para a Cidadania, bem como diversas atividades de enriquecimento curricular (como, por exemplo, o Inglês, o Projeto “Oficina da Música” e o Projecto “InfoRumoS” – Informática/T.I.C., entre outras).

Para além das áreas curriculares disciplinares e não disciplinares supracitadas, o percurso educativo dos nossos alunos poderá, ainda, englobar conteúdos mais práticos/funcionais, de acordo com as capacidades e interesses do corpo discente.

Com o apoio de uma equipa multidisciplinar, docente e técnica (constituída por docentes de Necessidades Educativas Especiais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala e técnicos de psicomotricidade), sempre que considerado necessário e adequado, são ministrados, aos nossos alunos, em cada ano de escolaridade que compõe o 1.º Ciclo do Ensino Básico, os conteúdos curriculares devidamente definidos individualmente para cada aluno, tendo sempre em conta as suas capacidades, dificuldades e ritmo de aprendizagem. Assim, é aplicado, individualmente, a cada aluno, um Programa Educativo Individual, baseado ou em um Currículo Educativo com Adequações ou em um Currículo Específico Individual.

Os alunos a frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico, sempre que necessário, beneficiam de apoios especializados nas áreas de terapia da fala, terapia ocupacional, musicoterapia, fisioterapia, psicomotricidade e psicologia.

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2.º Ciclo do Ensino Básico

As áreas curriculares disciplinares integrantes deste nível de ensino incluem as Línguas e Estudos Sociais (Português, Inglês e História e Geografia de Portugal), a Matemática e as Ciências Naturais, a Educação Artística e Tecnológica (Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação Musical) e a Educação Física.

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Integram, ainda, este nível de ensino, as seguintes áreas curriculares não disciplinares: a Área de Projeto, o Apoio ao Estudo e a Educação para a Cidadania.

O percurso educativo dos nossos alunos, a frequentar o 2.º Ciclo do Ensino Básico, engloba, ainda, a possibilidade de frequência de diversas áreas de enriquecimento curricular, de acordo com os interesses de cada aluno, tais como, a título exemplificativo, o Projeto “Oficina da Música” e/ou o Projecto “InfoRumoS” – Informática/T.I.C. e/ou o Projeto “Desporto Escolar”, entre outras.

Aos alunos a frequentar o 2.º Ciclo do Ensino Básico, poderão ser aplicadas Adequações Curriculares ou o Currículo Específico Individual, de acordo com uma prévia avaliação diagnóstica. O tipo de currículo a ser aplicado constará do Programa Educativo Individual do respetivo aluno e servirá de base à elaboração de um Programa Escolar individualizado.

Os Currículos Específicos Individuais têm como padrão os currículos do regime educativo comum, mas com definição de competências mínimas, sejam estas ao nível das áreas curriculares disciplinares, sejam ao nível das áreas curriculares não disciplinares. As competências mínimas a ser definidas terão, sempre em conta, as necessidades educativas individuais de cada aluno.

O apoio de psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e técnicos de psicomotricidade, assim como de docentes de Necessidades Educativas Especiais, sempre que necessário e adequado, é garantido a todos os alunos a frequentar este ciclo de ensino.

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3.º Ciclo Ensino Básico

As áreas curriculares disciplinares, integrantes deste nível de ensino, incluem o Português e as Línguas Estrangeiras, as Ciências Humanas e Sociais (História e Geografia), a Matemática, as Ciências Físicas e Naturais e as Expressões e Tecnologias (Educação Visual, T.I.C. e Educação Física).

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Podem integrar, ainda, este nível de ensino, as seguintes áreas curriculares não disciplinares: a Área de Projeto, o Apoio ao Estudo e a Educação para a Cidadania.

O percurso educativo dos nossos alunos, a frequentar o 3.º Ciclo do Ensino Básico, engloba, ainda, a possibilidade de frequência de diversas áreas de enriquecimento curricular, de acordo com os interesses de cada aluno, tais como, a título exemplificativo, o Projeto “Oficina da Música” e/ou o Projecto “InfoRumoS” – Informática/T.I.C. e/ou o Projeto “Desporto Escolar”, entre outras.

Neste ciclo de ensino, são ministrados os conteúdos curriculares estabelecidos para cada aluno, tendo sempre em conta, as suas capacidades, dificuldades e ritmo de aprendizagem. Estes conteúdos terão como padrão os ministrados no regime educativo comum, mas com definição individual das competências, sejam estas ao nível das áreas curriculares disciplinares, sejam ao nível das áreas curriculares não disciplinares, que terão sempre em conta as necessidades educativas especiais de cada aluno. A oferta educativa aos nossos alunos é complementada por um vasto conjunto de atividades de enriquecimento curricular, bem como de um apoio sólido ao seu desenvolvimento sociocognitivo, emocional e comportamental. O Projeto Pedagógico do Externato Rumo ao Sucesso, para os alunos a frequentar este nível de ensino, entende ser fundamental uma planificação e concretização de programas de suporte e promoção de uma transição, que se pretende plena, para uma vida ativa em sociedade.